A realização das atividades cotidianas de uma empresa depende, fundamentalmente, de uma boa comunicação. Falhas nesse setor prejudicam o desempenho do negócio, gerando, inclusive, resultados ruins. Para que isso não aconteça na sua empresa, é importante que você saiba o que é PABX e como ele pode melhorar a comunicação com colaboradores e parceiros.
Essa central conectada a uma operadora de telefonia em linha direta funciona, basicamente, como um telefone residencial comum. A grande diferença fica por conta da possibilidade de conexão com linhas internas — os chamados ramais.
Além disso, o PABX permite atendimentos simultâneos sem a necessidade de diferentes linhas. Mas existem algumas maneiras de se conseguir isso. Tudo vai depender do tipo de central. O PABX IP, por exemplo, conta com recursos específicos, como os ramais virtuais.
Ficou em dúvida se sua empresa precisa de um PABX ou de um PABX IP? Então, siga a leitura do post e descubra as diferenças entre eles.
O PABX — analógico ou digital — recebe linhas convencionais por meio de operadoras de telefonia fixa. Entre suas funções estão:
Além dessas funções, o PABX digital conta com recursos mais modernos, que eliminam ruídos e melhoram a qualidade das ligações, por exemplo. Ele também permite a discagem direta para ramal (DDR) e a conexão a linhas fixas.
O PABX IP — também conhecido como PABX virtual — conta com muitos outros recursos disponíveis. Isso porque ele funciona a partir de uma rede unificada em uma interface, como um provedor.
Ele é configurado por meio do browser de internet. Trata-se, portanto, de uma solução baseada na nuvem, o que possibilita o acesso a partir de qualquer lugar. Sendo assim, sua instalação acaba sendo muito mais rápida e seu uso mais simples, podendo, ainda, ser customizado de acordo com as necessidades da empresa.
Confira algumas outras diferenças entre esses dois tipos de PABX.
No PABX, esse recurso é disponibilizado somente com o auxílio de equipamentos externos e, mesmo assim, há um limite na quantidade de linhas e ramais que terão acesso ao gravador.
Já no PABX IP, a gravação de chamadas é um recurso nativo, que pode ser configurado e acessado de maneira simples.
A capacidade ilimitada de ramais é outra diferença do PABX IP. O PABX, tanto o analógico quanto o digital, não conta com essa possibilidade. Além disso, como o PABX IP é virtual, podem ser configurados ramais remotos, o que permite que as equipes de diversas filiais realizem chamadas gratuitas.
Outra grande vantagem do PABX IP — que a estrutura clássica do PABX não permite — é que um vendedor que está na rua, por exemplo, pode receber chamadas de sua central. Para isso, basta interligar seu smartphone por meio de um aplicativo.
Com o PABX IP ainda é possível consultar ou encaminhar informações para softwares externos, como CRM (Customer Relationship Management) ou ERP (Enterprise Resource Planning), integrando e automatizando processos, rotinas e cadastros já existentes.
Essa função é pouco utilizada no PABX analógico ou digital, já que as integrações disponibilizadas são proprietárias, limitadas e não podem ser customizadas.
Enfim, existem diferentes tipos de PABX, cada um com suas características, mas sempre com o objetivo de organizar e melhorar a comunicação da empresa.
Agora que você já sabe o que é PABX e como ele se difere do PABX IP, fica mais fácil descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades. Quer saber mais sobre o assunto?
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Por TVF Telecom / 04 de outubro de 2022