PARCEIRO PLATINUM

Telefone: 0800 800-4912WhatsApp: 800 800-4912

Planejamento financeiro para PMEs: aprenda como fazer em 4 passos

O cuidado com as finanças muitas vezes não está na lista de prioridades de pequenas e médias empresas. Os empreendedores tendem a preocupar-se apenas com a criação de produtos ou serviços diferenciados e acabam se esquecendo do que é a base para todo negócio: o planejamento financeiro.

Sem essa organização, fica difícil tomar decisões estratégicas. Afinal, quando não se avalia as projeções, torna-se impossível analisar e aplicar investimentos no momento certo, identificar as melhores oportunidades e revisar custos.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com quatro passos que vão ajudar você a planejar bem as finanças do seu negócio e garantir bons resultados. Vamos a eles?

1. Conheça e documente as condições atuais 

Um bom planejamento financeiro serve para definir a melhor forma de utilizar os recursos de uma empresa, visando garantir que o negócio cresça e conquiste os objetivos traçados. No entanto, ele vai ser inviável se o gestor não conhecer profundamente as condições da organização no momento de realizá-lo.

Como conhecer tais circunstâncias? Basta compreender quais são os elementos que impactam no planejamento, como os pontos positivos e aqueles nem tanto, o tempo de mercado, o público-alvo, o tipo de produto ou serviço que oferece e o impacto da macroeconomia no negócio, entre outros.

É fundamental que se avalie a relação com os fornecedores, a fim de saber se há possibilidade de negociação de melhores preços. Também é importante fazer um balanço patrimonial — demonstração contábil — para verificar a posição econômica e financeira da empresa, contemplando seus passivos e ativos. Vale lembrar que é essencial que se documente todas as ações para que elas possam ser avaliadas no futuro.

2. Defina metas e organize as ações

O sucesso de um planejamento exige resultados positivos no caixa da empresa. Mas o que fazer para alcançá-los? Implantando meios de controle financeiro. Pode-se começar pelo básico: deixando de misturar recursos pessoais com o que é do negócio.

Mas não fique apenas nisso. Procure adotar uma planilha de controle de despesas ou então utilize algo mais profissional, como um sistema de gestão on-line.

Um empreendedor que deseja crescer dever inserir determinadas tarefas na rotina da empresa, como pagar contas, realizar o fluxo de caixa, verificar recebimentos e gerar relatórios.

Assim, quando você adquirir maior controle sobre as finanças do seu negócio, poderá ter uma visão mais detalhada da realidade do caixa, propor metas e projetar seu comportamento futuro. Veja alguns exemplos de possíveis metas:

  • lançar um novo serviço ou produto no mercado;
  • conseguir pagar as contas em dia;
  • encerrar o ano sem dívidas ou prejuízos;
  • quitar os empréstimos;
  • abrir uma filial em outra região.

3. Trabalhe com cenários positivos e negativos

É preciso trabalhar com possibilidades distintas, já que, infelizmente, o futuro ainda é uma incógnita para todos. Antecipar diferentes caminhos faz com que a empresa esteja preparada para o que vier. É justamente para isso que serve um planejamento financeiro.

Então, no momento de colocar as contas na ponta do lápis, opte por projetar cenários diversos. Trabalhe sempre com três: um realista, um otimista e um pessimista. Dessa maneira, você vai conseguir se precaver para situações em que precise de uma base melhor.

4. Colocando sua estratégia em prática

Projetou cenários? Registrou todas as ações? Então agora é o momento de traçar os planos, transformando o que foi registrado no papel em realidade. É nessa etapa que algumas medidas devem ser tomadas, como:

  • mapear ações necessárias para transformar as informações em realidade;
  • criar um cronograma real dessas ações;
  • separar as tarefas de acordo com as responsabilidades e competências da equipe;
  • mensurar os resultados.

É preciso ressaltar que é fundamental avaliar para qualificar. Fazendo isso, o gestor poderá definir se precisa corrigir ou manter o que foi planejado. Então, assim que os primeiros resultados práticos do planejamento aparecerem é hora de começar a análise, comparando o que foi previsto com o que foi realizado.

Com um bom planejamento financeiro e uma execução eficiente, a empresa certamente garantirá sucesso nas suas metas. Assim, o gestor consegue evitar desperdícios, assegurar sustentabilidade financeira e rentabilidade dos negócios.

E aí, gostou do post? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações por lá!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Por TVF Telecom / 11 de janeiro de 2022