Certamente, você já ouviu falar que tempo é dinheiro, certo? No atual patamar de extrema competitividade no mercado, a premissa de produzir mais com menos mudou o dia a dia na gestão integrada dos negócios. Com os números girando a todo momento, dos recursos humanos ao financeiro, passando pela linha de produção ao setor administrativo, tudo depende da tecnologia na integração dos diferentes segmentos dentro de uma organização. Além disso, é preciso otimizar processos para não só acompanhar a rapidez das coisas como também para obter dados confiáveis que auxiliam nas tomadas de decisões.
Para você ficar por dentro do que faz a diferença em uma empresa, elaboramos este post trazendo 4 dicas que serão bem úteis para você não deixar a concorrência a sua frente. Acompanhe!
A redução do desperdício de tempo é um dos principais objetivos ao otimizar os processos, aumentando a produtividade e trazendo mais lucros às empresas.
Além disso, os recursos são melhor aproveitados, como as matérias-primas, evitando perdas consideráveis que possam influenciar negativamente no orçamento.
Para isso, existem diversos meios de obter dados sobre o rendimento das máquinas e colaboradores, entradas e saídas de recursos, quantidade de vendas, análises de fornecedores, melhora da comunicação interna e externa, entre outros pontos.
Com esse conceito entendido, vamos apresentar a partir de agora 4 dicas de implantações tecnológicas que podem ajudar a modificar os sistemas na sua empresa.
Quando uma corporação deixa tudo automatizado, o nível de acertos cresce exponencialmente. Sem contar que, diariamente, são gerados dados que ajudam tanto no planejamento quanto nas tomadas de decisões. Com isso, o nível de erros cai drasticamente, contribuindo com a saúde financeira, humana e social do negócio.
Ao automatizar os processos, investindo em tecnologia, como em equipamentos de última geração, tudo o que é produzido gerará informações, da quantidade de tinta utilizada ao rendimento de um funcionário. Ou seja, você poderá acompanhar os processos estatisticamente.
A integração em rede de todos os setores de uma organização é um dos avanços obtido por meio da internet das coisas, também conhecida como IoT.
Um dos benefícios é o monitoramento constante do fluxo de operação, verificando os desgastes das ferramentas, falhas operacionais e também humanas.
Dessa forma, os gestores recebem as informações rapidamente, otimizando o tempo e agindo com mais assertividade. Um exemplo é na redução dos acidentes de trabalho.
O Enterprise Resource Planning (ERP), é um software que integra todos os dados da empresa em um mesmo sistema.
Desse modo, o acesso aos dados fica bem mais rápido, contribuindo para um controle mais rígido do negócio e dos meios de produção.
Trata-se de um avanço na gestão que transforma dados em ações em prol da empresa, ganhando novos mercados e mais qualidade nos produtos e serviços prestados à população.
Um sistema de gestão integrada reúne todos os setores da empresa em uma mesma plataforma. Isto é: os relatórios do transporte estarão disponíveis assim como dos recursos humanos, linha produtiva e almoxarifado, passando pelo financeiro.
Ao otimizar processos, os gestores combatem gargalos, repensando projetos e implantando melhorias que são revertidas em queda nas perdas.
Por isso, investir na tecnologia é imprescindível para as empresas que queiram não só ganhar mais competitividade, como também se manter no mercado que exige cada vez mais ações audaciosas e criatividade no reaproveitamento dos recursos disponíveis.
Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!
Por TVF Telecom / 26 de outubro de 2021