Uma das métricas de marketing que os empresários não podem deixar de acompanhar é o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), pois saber o quanto a organização gasta em estratégias de marketing e vendas a fim de converter potenciais consumidores em clientes é crucial para determinar o preço e moldar o próprio produto ou serviço.
Este artigo mostra como calcular esse custo que permite descobrir o quanto seu negócio está investindo para conquistar cada novo cliente. Confira!
É um indicador de performance referente ao valor médio investido por um empreendimento para converter um novo cliente. Abrange o trabalho da equipe ao longo de todo o funil de vendas (atração de visitantes, nutrição dos leads, fechamento da compra).
Quanto menor for o CAC, mais vantajoso se torna o cenário para seu negócio, pois afeta a lucratividade, as metas de vendas e as ações de marketing. Confira quais outros indicadores têm relação com ele:
Saber quanto você gasta e ganha por cada cliente novo possibilita comparar esse valor com o seu orçamento e determinar o seu ROI.
Tanto o CAC quanto o LTV levam em conta o ticket médio do cliente, mas o LTV também se preocupa com o faturamento total durante o tempo em que alguém foi cliente antes de abandonar a base. O ideal é que a proporção entre LTV e CAC seja 3:1 para empresas SaaS.
É dessa combinação de CAC, LTV e ROI que vem a maior parte do seu faturamento. Além disso, MRR e CAC são comparáveis pela métrica "Meses para Recuperar CAC": quanto mais baixo o CAC, menor será o tempo para saldar o investimento.
Um dos principais objetivos de muitos profissionais de marketing ao redor do mundo é calcular o Custo de Aquisição de Cliente e fazer com que ele tenha o menor número possível. A fórmula é muito simples:
CAC = soma dos investimentos / número de novos clientes.
Entretanto, para acertar no resultado é preciso saber o que considerar na hora do cálculo. Confira os principais fatores:
Considere apenas os valores aplicados diretamente na aquisição de clientes, ou seja, inclua as verbas destinadas às estratégias de divulgação, relacionamento e venda etc. e ignore, por exemplo, os custos com a área administrativa, SAC e desenvolvimento de produto. Estes são alguns exemplos do que levar em conta:
Inclua no cálculo apenas os clientes conquistados diretamente pelos investimentos em marketing e vendas. Isso significa que a aquisição gerada por uma citação espontânea da sua marca por um blogueiro, por exemplo, não deve entrar no cálculo, já que esse canal não estava na estratégia da empresa e nenhum recurso foi investido para isso.
Estipule um período específico: pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou outra periodicidade mais coerente para o seu negócio. Uma dica: a análise mês a mês permite realizar melhorias mais rapidamente.
Seguindo os passos abaixo não tem erro.
Muito simples, não é? Com dicas deste artigo você nunca mais vai problemas para calcular o Custo de Aquisição de Cliente.
Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!
Por TVF Telecom / 02 de abril de 2024