Uma das práticas mais comuns para o roubo de dados pela internet feito pelos cibercriminosos é o phishing. Aplicando esse golpe é possível que os criminosos consigam dados pessoais, como nome completo, CPF, senhas, números dos cartões de crédito e até mesmo das contas bancárias. Por isso que é importante se proteger com os planos da Vivo Empresas.
Para isso, enviam e-mails ou até mesmo disseminam links nas redes sociais direcionando as pessoas para sites falsos.
Para isso, utilizam remetentes conhecidos pelo grande público, como lojas que ele frequentemente faz compras ou até mesmo os bancos que eles têm conta, que aparentemente parecem ser reais, mas ao clicar e/ou adicionar alguns dados a vítima cai no golpe.
Nesses e-mails, geralmente eles pedem atualização de dados cadastrais ou confirmação de informações da conta bancária. Passos que hoje em dia parecem inofensivos, mas que podem causar dor de cabeça no futuro.
Outra forma muito comum que os criminosos aplicam o phishing é em sites falsos de empresas de e-commerces conhecidas, onde fazem o site como mesmo layout do já existente para enganar o consumidor. Depois que a compra é feita o golpe é aplicado e o consumidor não recebe a sua compra.
Por isso, é importante sempre ficar atento ao endereço de URL ou qualquer erro de português que eles contenham, pois poderá indicar um site falso.
Segundo relatório divulgado pela Kaspersky Lab para a América Latina, apenas em 2018 foram registrados mais de 746 mil ataques por dia, que evidenciam o quão importante é a conscientização sobre o phishing.
Aprenda a identificar o phishing
Os golpistas que cometem esse tipo de crime, geralmente, se passam por grandes autoridades de vários setores, principalmente o financeiro, para que obtenha acesso às informações pessoais dos usuários.
Eles solicitam o CPF, número dos cartões de crédito, como desculpa que estão realizando uma atualização cadastral, mas querem apenas roubar os dados.
Em alguns casos, é possível que eles se passem por uma instituição filantrópica e peça doações em dinheiro via transferência bancária.
Saiba como se proteger desse tipo de golpe
Com simples dicas que poderão ser aplicadas no dia a dia, é possível se proteger desse golpe. Confira:
Se proteger do phishing é uma tarefa fácil e com alguns cuidados, como os citados acima, você poderá fazer suas compras e transações financeiras sem preocupação.
Para as empresas, a nossa recomendação é que os arquivos importantes sejam adicionados na nuvem, dessa forma, não correrá os riscos de perdê-los em caso de invasão do computador.
A Vivo Empresas, por exemplo, possui o Vivo Cloud, que auxilia na segurança dos seus arquivos importantes:
Por TVF Telecom / 07 de janeiro de 2025